Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Papa: rezo por este país de raízes antigas e com rosto jovem
13/09/2021 16:40 em Novidades

Na manhã desta segunda-feira o Papa Francisco fez uma visita de cortesia à presidente da República da Eslováquia e deixou uma mensagem escrita no Livro de Honra.

Vatican News

Após a Cerimônia oficial de boas-vindas no Palácio Presidencial em Bratislava, o Papa dirigiu-se ao Salão de Ouro do Palácio para o encontro privado com a presidente da República Zuzana Čaputová.

Ali, Francisco assinou o Livro de Honra onde deixou a seguinte mensagem: “Peregrino em Bratislava, abraço com afeto o povo eslovaco e rezo por este país de raízes antigas e com rosto jovem, para que seja uma mensagem de fraternidade e de paz no coração da Europa”.

Após, no Salão Verde, seguiu-se a troca de presentes e a apresentação da família da mandatária eslovaca ao Pontífice. Ao final, dirigiram-se ao jardim do Palácio para o Encontro com as Autoridades.

A Presidente da República Eslovaca

 A Sra. Zuzana Čaputová nasceu em Bratislava em 1973. Formou-se na Faculdade de Direito da Universidade Comenius, em Bratislava, em 1996. Colaborou com a Associação cívica Via Iuris de 2001 a 2017 - a partir de 2010 como advogada - para promover o eficaz funcionamento do sistema judicial, a transparência na gestão dos bens públicos e um maior controle da autoridade pública. Por mais de dez anos, em Pezinok, participou na linha de frente de uma campanha pública contra a autorização de um novo aterro que violaria as normas ambientais.

Em dezembro 2017 anunciou sua entrada no Partido político Progressive Eslováquia e em janeiro de 2018 foi eleita vice-presidente no primeiro congresso do partido, cargo ao qual renunciou em 2019 para concorrer às eleições presidenciais. Em 30 de março de 2019 foi eleita Presidente da República Eslovaca no segundo turno. A Sra. Čaputová tem 2 filhas.

O Palácio Presidencial

 O Palácio Grassalkovich é a residência presidencial da Eslováquia desde 1996. O icônico prédio da capital foi construído em 1760 pelo arquiteto András Mayerhoffer para o conde Antal Grassalkovich, um nobre húngaro, presidente da Câmara Real da Hungria, que mais tarde se tornaria príncipe e conselheiro da imperatriz Maria Teresa da Áustria.

O palácio com seu estilo barroco tardio e rococó e sua localização central, de frente para a Praça Hodžovo námestie, foi testemunha da agitada história da atual República Eslovaca. Suas luxuosas salas e a capela decorada com afrescos do austríaco Joseph von Pichler, testemunharam suas várias transformações: de centro da vida musical de Bratislava, onde Joseph Haydn estreou alguns de seus trabalhos, a Quartel-general alemão durante a Segunda Guerra Mundial e principal casa dos Pioneiros e Juventude de Klement Gottwald durante o comunismo. Só depois da queda da União Soviética, em 1989, foi restaurado e seus jardins transformados em um parque público muito popular.

Ponto de encontro da capital também é a moderna Fonte "Terra - Planeta da Paz" do arquiteto Tibor Bartfay que, em frente à entrada do prédio, representa o globo, adornado com pombas em baixo-relevo como símbolos de paz. Não muito longe está o antigo Palácio arquiepiscopal de verão, a atual sede do Governo eslovaco.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-09/papa-francisco-eslovaquia-visita-cortesia-presidente.html

COMENTÁRIOS