Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Rio de Janeiro celebra 90 anos do Cristo Redentor
08/10/2021 16:22 em Novidades

Aniversário do monumento acontece na próxima terça-feira, 12, dia também da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida 

 A celebração dos 90 anos do Cristo Redentor será iniciada na próxima terça-feira, 12, no Santuário Cristo Redentor. A data além de aniversário do monumento símbolo do Brasil é também dia da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. 

As comemorações serão feitas com diversos serviços para a população. O dia do aniversário do Cristo Redentor começa às 7h15, com o Ato Cívico Religioso. Na sequência acontece e a Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 Anos do monumento e em honra a Nossa Senhora Aparecida. 

No evento, que terá a presença de autoridades públicas e religiosas, haverá o lançamento da Medalha Comemorativa dos 90 Anos do Cristo Redentor e do Bloco Postal Especial em Homenagem ao Monumento do Cristo Redentor. 

Todas as atividades da Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor seguirão as normas internacionais contra o coronavírus (covid-19) e as regras de ouro da Vigilância Sanitária. O Protocolo de Contigenciamento da Covid-19 e de Outras Doenças Infecciosas Respiratórias para a Festa dos 90 Anos do Cristo Redentor foi criado pelo Doutor em Medicina na área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias e presidente do Instituto Prevenir É Saúde, Edimilson Migowski. 

Selos comemorativos 

O conjunto de selos postais é composto por quatro obras originais do artista brasileiro Oskar Metsavaht. O fundo é composto por uma fotografia em tons de cinza. Nelas o Cristo Redentor em primeiro plano aparece sobre as Ilhas Cagarras. O local é uma unidade de conservação localizada em frente à Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. 

Os três selos, sobrepostos ao fundo são obras icônicas do olhar de Oskar Metsavaht para o Cristo Redentor, revelando seu rosto, formado por milhares de pequenos triângulos de pedra-sabão. 

As fotos foram impressas em preto com fundo prata para ressaltar os detalhes do monumento. Acima dos selos, há a assinatura comemorativa junto da logomarca oficial do Santuário Cristo Redentor. O lançamento do selo será realizado pelo presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto. 

Medalhas e apresentação da Esquadrilha da Fumaça 

No Santuáriohaverá a quebra de cunho da Medalha, realizada pelo presidente da Casa da Moeda, Hugo Cavalcante Nogueira. 

Foram produzidas 90 medalhas em AF (1/4 OZ), 200 medalhas em Prata (1 OZ), 300 medalhas em Bronze e 2000 medalhas em Cuproniquel. 

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação sobrevoando o monumento. A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais participará musicalmente do evento. 

Santa Missa 

Em seguida, o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá a Santa Missa, que será acompanhada pelo Coro da Princesa, o coro oficial do Cristo Redentor em homenagem à Princesa Isabel. 

Ao final da celebração será ministrada a Indulgência Plenária, concedida pelo Papa Francisco a todos os peregrinos do Santuário Cristo Redentor que seguirem as orientações próprias para consegui-la, no período de 12 de outubro de 2021 a 12 de outubro de 2022, marcando as comemorações dos 90 Anos do Monumento. 

Ao término da missa, paraquedistas do Exército Brasileiro passarão próximo ao símbolo do Brasil em um Salto Livre. 

Toda a cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor no YouTube (youtube.com/cristoredentoroficial). 

Festa sustentável na Catedral Metropolitana 

A grande festa sustentável dos 90 anos do Santuário Cristo Redentor será realizada de 12 a 16 de outubro, todos os dias das 9h às 16h, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. 

O eixo norteador é o Desenvolvimento Sustentável, desde a concepção, passando pela organização até as atividades. Toda a programação estará no site oficial do Santuário Cristo Redentor (www.santuariocristoredentor.com.br) e nas mídias sociais oficiais do Santuário (@cristoredentoroficial). 

O Setor Cristo Sustentável estará presente com a Vila Sustentável e o Ação de Amor do Cristo Redentor, que terá várias parcerias e projetos sociais. Haverá diversos serviços e atendimentos gratuitos voltados à população em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de saúdealimentação, cidadania e serviço social, e apresentações culturais, oficinas e assistência religiosa. 

No dia 12 de outubro, também serão realizadas atividades para as crianças por também ser celebrado o Dia das Crianças. 

Entre os serviços sociais que estarão disponíveis na Catedral haverá orientação de saúde preventiva, atendimento médico, com exames, acolhimento para casas de acolhida, serviços de higiene pessoal e de beleza, oferecimento de cursos para diversas áreasorientação vocacional, banco de talentos, com encaminhamento ao mercado de trabalho, oficinas de capacitação, empreendedorismo social, conscientização sobre doação de sangue e atendimento a mulheres vítimas de violência. 

Também haverá palestras e exposição de projetos ambientais, incluindo os temas de educação ambiental, reciclagem de materiais, produção de energia a partir de fontes renováveis, compostagem, resíduos eletrônicos e adoção e proteção animal. 

As ações abrangem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da Festa é deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. 

 Fonte: https://noticias.cancaonova.com/igreja/na-proxima-semana-rio-de-janeiro-celebra-90-anos-do-cristo-redentor/ 

COMENTÁRIOS