Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais

1.      Quem somos, Nossa história, Fundador .Co-fundador,Fundamento bíblico de nosso nome, Estatuto, Carisma, Vida de oração, Nossos patronos , Etapas de caminhada

Nossos membros atuais, Localização e espaço físico

2.      Nossos compromissos, Promoção humana, Evangelização, O aspecto da formação, A atividade acadêmica

3.      Nossos benfeitores,

Grupos e pessoas ajudantes de nossas construções

Grupos e pessoas ajudantes de nosso serviço social

Grupos e pessoas que ajudam à manutenção de nossa Comunidade e missão.

 1.      Quem somos

           Nossa história           

Em 1997, o Senhor José Simão Duarte ao fazer  parte da Paróquia Santa Rita de Cássia vivendo sua missão de batizado, coordenava o Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica.Acompanhava  as pregações dos Padre Jonas Abib, Junto ao mesmo outros também assim como o  Murilo, Carlos e José Augusto e participavam  dos encontros da RCC.Ao ver um coral de músicos católicos sentiu a inspiração de  formar um grupo de músicos.Ao pedir  a Palavra ao Senhor,onde o mesmo  lhe deu a passagem de Apocalipse 21, 1-3.

Em 1998, outras pessoas de várias paróquias da cidade  foram se agregando ao o grupo, aos se para  ensaiar músicas católicas e outras que vinham como inspiração. O grupo foi se maturando na convivência, no compromisso, na partilha da fé e da fraternidade onde sentiu a moção de que Deus queria que se tornasse uma comunidade de Vida e Aliança. Este compromisso se deu com um grupo de doze pessoas, onde  se reuniam numa  casa alugada. Em 2005 a Diocese cede um lugar onde atualmente a Comunidade vive. Esta recebeu o nome de Novo Céu, nascida, portanto, do coração de um homem que desejava realizar algo concreto na difusão dos valores evangélicos.

          A Comunidade Católica Novo Céu  teve início do ano de 2004 , tendo como data de fundação o dia 02 de fevereiro de 2004 1. Nasceu como fruto do Projeto de Evangelização SACRO MUSICAL NOVO CÉU. Que tinha como missão EVANGELIZASHOW,com os jovens que tinham feito uma experiência do amor de Deus e  que desejava continuar a caminhada intima a tal ponto de entregar-se por inteiro. Nesse sentido já se tinha um desejo  profundo de uma  experiência comunitária. Assim, um grupo de jovens, após de uma reunião como Bispo Diocesano junto ao seu fundador José Simão , os jovens foram percebendo quão urgente era a resposta ao apelo que o Senhor os fazia diante da realidade em que as pessoas s se encontravam.

 Fundamento Bíblico do nome desta Comunidade:

O fundamento bíblico se encontra em Apocalipse 21, 1-3. Evidente que é um texto escatológico. Sabemos que definitivamente como a passagem bíblica afirma novos céus e nova terra ainda está por vir, por isso, se ressalta o caráter escatológico. Mas por outro lado, justifica sermos assim chamados, porque Deus nos dá o desafio de nos empenharmos na contribuição para que novos céus (presença e ação de Deus) se realizem de forma nova nos corações humanos e assim já aqui na esperança, tenhamos uma história renovada (terra nova).  Então somos Novo Céu em realidade não de forma definitiva, mas sim em realidade de fé e esperança, do chamado divino para a vivência e testemunho dos valores evangélicos para a construção de um mundo novo em Cristo.

Estatuto (Denominação)

A Associação Novo Céu é uma Organização Religiosa de Direito Privado, sem prazo determinado de existência, constituída por fiéis católicos, homens e mulheres, sem fins lucrativos, com finalidade religiosa, e que obedece às normas da Igreja Católica Apostólica Romana

Carisma

         Pela Graça do Novo Pentecostes, própria da grande corrente de graça da Renovação Carismática, o nosso carisma passa por  três aspectos principais que se entrelaçam: adoração, anúncio e acolhimento aos pequeninos.

Partimos da adoração, pois nossa Comunidade surgiu das chagas de Jesus, da adoração ao mistério Eucarístico, da presença eucarística de Jesus. A prática de adorarmos Jesus Eucarístico praticamente todos os dias em média de um tempo de uma hora por membro ou grupo de membros foi estabelecida em nossa comunidade como programação indispensavelmente importantíssima em nosso cotidiano como fruto das experiências de vigílias de adoração, feitas na igreja de Santa Teresinha (Bairro da Esperança em Ilhéus) de onde se discerniu que a adoração a Jesus Eucaristia devia ser constante.

Esta adoração alimenta nosso amor a Deus, ponto de partida para o amor pela Igreja, esposa do Cordeiro, e para o anúncio de Jesus e para a missão de levar a conhecer e amar seu nome, seu coração, seu mistério e amá-lo na pessoa do próximo e principalmente dos pequeninos.

Vida de oração

Nossa oração em níveis pessoal e comunitário segue a via da santificação das horas (Laudes e Vésperas) da devoção mariana (terço, rosário, ofício, ladainha, intercessão de Maria Mãe da Divina Providência), devoção a São José (rosário, ladainha) além da adoração pessoal e comunitária, momento ápice e principal da intimidade com Deus, donde brota e se renova nosso chamado e missão.

Nossos patronos

São Maximiliano Maria Kolbe

No dia 14 de Agosto celebramos com a Igreja a sua festa. Foi nesta data que nossa Comunidade ganhou um altar de madeira móvel com a data 14 de Agosto marcada nela. Isto foi um sinal de que Deus queria que o acolhêssemos como patrono principal de nossa comunidade depois da nossa padroeira maior: A Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora Aparecida.

São Maximiliano Maria Kolbe foi um padre missionário franciscano da Polônia, fundador da Milícia da Imaculada. Morreu por caridade, dando a vida no lugar de um fugitivo. A caridade deste santo nos inspira a dar a vida pelo irmão, pela comunidade, pelo Reino de Deus se preciso for. Patrono de nosso chamado.

Santa Ângela Merecí

Esta santa teve uma visão na qual Deus lhe mostrava que devia fundar um agrupamento espiritual para promover o aperfeiçoamento dos ideais cristãos. Ela é patrona de nossa formação.

Santo Antônio de Santana Galvão

Ele foi homem de profunda caridade, generosidade e de mística cristã. Pela oração obtinha de Deus milagrosos auxílios para as pessoas necessitadas. Nossas orações também ganham forças por sua intercessão. Ele cuida de nossas orações.

São José

Por ser de fidelidade a sua esposa e de cuidado paternal a Jesus, ele é patrono de nossa casa, cuidando da vida e missão de nossos membros, como também de nossas famílias por sua intercessão. Patrono de nossa casa e suas necessidades.

Nossa Senhora Aparecida

Padroeira do Brasil e nossa. Sabendo que ela está atenta às dificuldades de nossa caminhada e por termos um coração de devoção terna à Virgem Maria, temos carinho por ela e recorremos à sua intercessão. Maria é causa de nossa alegria.

tapas de caminhada

Não usamos as terminologias: simpatizantes, aspirantes, postulantes, mas caminheiros. Esta etapa vai desde quem passa a morar conosco fazendo experiência de convivência até chegar no quinto ano. Temos então caminheiros 1, 2, 3, 4 e 5, conforme os respectivos anos: primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano de caminhadas até chegar a uma consagração mais firme.

Nossos membros atuais da sede

Somos em número de dez pessoas: José Simão Duarte (fundador) e a seguir por ordem de hierarquia: Monique Wagner e . A seguir vêem os outros membros que são Maria da Glória.

Nossa localização

Atualmente nossa sede se encontra na cidade de Ilhéus, Bairro do Iguape, rua Ovídeo Leal, 340, situada em um sítio que contem uma quadra em construção (Oásis de Oração), duas casas e duas salas de aula.

              Nossos compromissos

Promoção humana

O incentivo à promoção humana faz parte de nosso ser comprometido para com o próximo por meio de  atividades artísticas, como pintura, dança, música, teatro, etc. De forma mais contundente mantemos uma dinâmica de serviço de aulas para crianças da região local em nossas salas da creche escola Padre Giuseppe Bonomi que é uma de nossas obras sociais que atende aproximadamente sessenta crianças. Esta obra visa formar consciência quanto à noções de higiene e a formação humana, social, cultural e religiosa para que exerçam sua cidadania como maior dignidade.

Temos também o Projeto: “Ele está no meio de nós”. Consiste na acolhida de adolescentes advindos de famílias carentes com problemas psico-sociais. Há o projeto de construção da casa de Acolhida e Restauração Santa Clara.

Evangelização

É uma tarefa de todo batizado como nos lembra o Concílio Vaticano II. Nós a realizamos por meio de encontros como o Vinde a Mim e o Crescer em Cristo em algum lugar oferecido em nossa diocese, de grupos de oração, manhãs e tardes de oração e louvor em nossa capela ou Oásis. Divulgamos e transmitimos também conteúdos de evangelização por meio de cds, sintonias FM ou AM, livros, gravações de palestras.

 Também realizamos nosso trabalho evangelizador e missionário nos tempos mais propícios onde somos chamados a ajudar nossa diocese, em festas de padroeiros, semanas santas, eventos de oração e formação de alguma pastoral, movimento ou grupo de uma paróquia.

Toda a dinâmica de nossa evangelização é relevante ressaltar que é feita em comunhão com nossos pastores, movimentos e pastorais, seguindo a linha de espiritualidade da RCC.

Além de toda essa dinâmica de evangelização, promovemos todos os anos dois encontros que são os momentos mais marcantes de nossa missão, nos quais todos nos reunimos juntos com a união de agentes de pastorais amigos nossos de diferentes paróquias que nos ajudam em sua realização, que são o Crescer em Cristo e o Vinde a Mim.

O Crescer em Cristo foi tirado das fontes bíblicas de Isaías 30, 21; Lucas 2, 52, na qual encontramos o caminho pelo qual devemos andar indicado por Deus ao profeta Isaías e no qual devemos crescer em graça e maturidade na fé diante de Deus em Cristo. Consiste num encontro a nível diocesano e aberto à outras pessoas de outras dioceses participar, trazendo a dinâmica de pregações seguindo as moções da RCC e das orientações e solicitações da Igreja e de nossa diocese. Também inclui shows, orações, louvores com músicas, culminando com a santa missa.

É um encontro que atinge um público de em média 350 pessoas, no qual a juventude sempre foi a maioria.

Nesta caminhada indicada e querida por Deus, com apoio de nosso bispo diocesano, que tem tocado, alcançado e transformado para melhor, muitas pessoas, principalmente jovens em suas vidas, em suas formas de agir na sociedade e na Igreja, temos quinze anos.

Como qualquer desafio ou proposta de evangelização, embora com dificuldades, tem sido uma experiência na qual vemos a alegria e a paz de Deus nos motivando a trabalhar contando com ajuda de pessoas que contribuem com suas doações de alimentos, orações e dinheiro para patrocinar nosso evento, e convidando outras para participar deles, por saber que são momentos ímpares, importantíssimos, nos quais Deus vem nos falar de forma única, nova e nos conduzir em sua vontade.

É muito satisfatório quando vemos Deus, tocando muitos corações e gerando desejo de conversão, reconciliação da juventude com sua família superando seus conflitos, maior motivação nas pessoas para a ajuda e comprometimento nos serviços eclesiais de suas paróquias.

 

O Vinde a Mim foi discernido pela percepção de que muitos servos e servas de nossa igreja particular, precisavam de renovar suas forças desgastadas por diversas situações e provações para continuar caminhando firme na fé cristã católica.Nasceu de leituras orantes feitas pela comunidade Novo Céu no ano de 2014 da perícope de Mateus 17, 1-9, no qual o Mestre Jesus convida a uma intimidade maior com Ele.

Na verdade é um retiro para determinados servos e servas (agentes de pastorais). A dinâmica é a mesma do Crescer em Cristo, porém com aspecto mais meditativo, contemplativo, mais silencioso, em virtude do caráter do mesmo.

            Neste desafio, no qual repousamos, descansamos em Jesus que nos restaura as forças para a missão e o testemunho da fé cristã católica, estamos a dois anos.Também contamos com a ajuda de pessoas dispostas a nos patrocinar que são amigos e amigas que conquistamos ao longo de nossa caminhada e história. Tem sido uma experiência reconfortante em Jesus, trazendo novo ânimo para o testemunho cristão.

O aspecto da formação

Nossa formação tem como eixo central formado o conteúdo das três fontes da revelação divina: A Sagrada Escritura, A Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja. Fazemos a leitura orante da palavra de Deus que visa nos dar conhecimento espiritual do mistério de Cristo. Estamos atentos aos que os documentos da Igreja, pronunciamentos de nossos pastores que nos ensinam de forma íntegra a fé e a moral cristãs no dia a dia de nossa caminhada. É fato que nem todo teólogo ou quem usa a voz para pregar ou ensinar, é fiel a estas três fontes, mas tudo o que ouvimos em encontros, pregações, reflexões, discursos, confrontamos com essas para aprendermos, compreendermos de forma correta a mensagem divina, e nos cuidarmos de qualquer desvio do conteúdo da fé cristã.É imprescindivelmente importante este cuidado para estarmos em comunhão com Deus e a Igreja, procurando sermos autênticos católicos.

Dentro da Sagrada Tradição mergulhamos nos exemplos e ensinamentos dos santos e santas acerca do mistério da salvação e damos importância principal aos nossos patronos e patronas.

Com a leitura orante, atenção ao Magistério da Igreja e pesquisa na Sagrada Tradição formamos nossa espiritualidade cristã católica.

Também procuramos a formação da ETEL (Escola de Teologia para Leigos) promovida pela nossa diocese, pela qual mais nos aprofundamos na riqueza de nossa fé e salvação, além de nos preparar melhor para a ampla ação pastoral na Igreja.

A atividade acadêmica

As moções e sonhos para um curso curricular acadêmico surgem e se concretizam não tanto afim se ter um diploma ou certificado, embora isto seja muito importante, mas sim, antes de tudo para melhorar o serviço social que já prestamos. De forma mais adequada hoje para nós servem os cursos de filosofia, pedagogia e de psicologia que três de nossos membros atualmente cada qual com seu curso realiza. É bem vindo qualquer curso que ajude na melhoria de nosso serviço ao próximo ou de forma mais direta para evangelização ou trabalho em eventos evangelizadores como música, logística...